sexta-feira, 18 de julho de 2008

Planeje seu sucesso.



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Sucesso na Web de Reinaldo em 11/07/08

A  internet é sem dúvida uma grande seara onde ainda se permite a entrada de iniciantes empreendedores, veja bem, eu disse iniciantes e não amadores, hoje não basta apenas boas idéias, é necessário planejamento, são necessárias AÇÕES PLANEJADAS.

Para realização de um bom planejamento é necessário seguir alguns passos de grande importância, abaixo as que eu mais considero:

• Definir suas metas e objetivos.
É natural considerarmos como metas e objetivos aquelas que determinamos no inicio de cada ano, parar de fumar, perder alguns quilos, praticar esportes, etc.,  metas que invariavelmente não conseguimos cumprir, não cometa este erro. Defina metas que podem ser alcançadas e que dependam apenas de sua organização, como por exemplo aumentar o número de fornecedores, aceitar todas as formas de pagamento, reduzir custos de entrega e automatizar o atendimento dos pedidos. Lembre-se que as metas e objetivos não deverá ser somente seu, mas do coletivo da sua empresa, desde o financeiro que recebe a confirmação de pagamento de pedido até o motoboy que entregará a mercadoria.

• Estruturar a empresa para alcançar suas metas e os objetivos alocando recursos necessários.
Normalmente pensamos em Comércio Eletrônico como uma extensão de um negócio físico e muito das vezes esquecemos que uma loja virtual deve ser considerada tal qual  um ponto de venda físico, ou seja, precisa dos mesmos cuidados, é necessário estoque de produtos em ordem, uma vitrine impecável e que seja constantemente atualizada, atendimento ao cliente, etc.,  tudo isso requer pessoas treinadas, encontrar estes profissionais nem sempre é algo fácil, por isso treine sua equipe e a torne a melhor do mercado. Deixe claro para sua equipe quais são seus objetivos e quais sãos as regras que se praticadas permitirá ao coletivo atingi-los. Defina o papel de cada integrante de sua equipe, assim você poderá acompanhar o desempenho individual e premiá-los quando for conveniente.

• Criar controles organizacionais.
Somente com controles organizacionais você terá condições de medir e acompanhar o desempenho de todos os processos e todos os envolvidos.  Alguns controles que considero essenciais:

- Controles diário e mensal do fluxo de caixa;
- Preços, custos, margens e break-even por produto;
- Controle mensal do orçamento (análise da variação do resultado);
- Análise das vendas;
- Análise dos estoques. Quanto e quando comprar de cada item;
- Manter uma relação de fornecedores para o mesmo produto;
- Controle da malha do serviço de entrega de seus produtos.

Se você acreditar de que não precisa planejar porque sabe tudo o que tem de ser feito para tocar o seu negócio,  certamente deixará passar grandes oportunidade de crescimento. Somente com planejamento é possível tomar decisões intencionais, conscientes e dirigidas  à um fim específico,  o tempo gasto em planejar  é um investimento, a qualquer momento você poderá recorrer a este fundo para evitar ou resolver problemas.  Seja um empreendedor.

Sucesso e até a próxima.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também