terça-feira, 12 de agosto de 2008

Torne seus clientes os seus vendedores - Parte I



 
 

Enviado para você por Penha através do Google Reader:

 
 

via Sucesso na Web de Davi Iglesias em 25/07/08

Os usuários de Internet são muito diferentes dos leitores de revistas e jornais e espectadores de TV. Eles não querem ser passivos, ou seja, não basta ler um texto, eles querem interagir com este conteúdo e mostrar o seu ponto de vista.

Na outra ponta, esses usuários dão muito valor aos comentários de outros usuários, até mais do que o autor. Isso faz sentido, afinal - pelo menos em teoria - esses testemunhos são imparciais.

Por exemplo, se você informar em seu site que o seu atendimento é o melhor da região, seus usuários ficarão céticos, afinal você quer ganhar alguma coisa dele. Porém, se os seus clientes testemunharem que seu atendimento é realmente bom, os usuários irão acreditar.

Dedique um espaço no seu site com testemunhos reais de clientes, pois isso irá aumentar a confiança na sua marca. Porém, é importante que sejam testemunhos reais e também não vale postar só elogios, pois os usuários sentem o cheiro de informações manipuladas.

Sim, alguns testemunhos serão de reclamações, mas existe alguma empresa perfeita? Se um cliente reclamar e você conseguir resolver o problema dele, aí sim, será um testemunho perfeito para alavancar seu site ou suas vendas.

Testemunhos reais (com elogios, sugestões e reclamações) deixam transparecer aos usuários como a sua empresa de fato é, evitando frustrações. Afinal, se ele souber o que o aguarda, fica mais fácil superar as suas expectativas. Sobre este assunto, veja o post "Supere as expectativas".

Além dos testemunhos em seu site, também é interessante manter um cadastro em outras empresas de avaliação como eBit e Buscapé. Isso certamente aumenta a credibilidade.


 
 

Coisas que você pode fazer a partir daqui:

 
 
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