segunda-feira, 1 de outubro de 2012

10 gestos humanos que já foram patenteados

10 gestos humanos que já foram patenteados:
Cuidado ao fazer um gesto muito específico usando o seu corpo: ele pode já ter sido patenteado por alguma grande empresa de tecnologia.
Esse tipo de patente já vem sendo criada há vários anos. Empresas como Microsoft, Apple, Xerox e outras criadas há menos tempo estão de olho nos gestos que o corpo humano é capaz de fazer – e já conseguiram inclusive patentear alguns deles.
A lista abaixo foi extraída deste post e mostra alguns dos gestos humanos que já foram patenteados por empresas.
Slide to unlock
1. Slide to unlock

Esse você certamente já viu no iPhone mais próximo a você. A Apple detém os direitos sobre o design da tela do iPhone que pede para que você deslize para desbloquear o telefone. Eles não patentearam o gesto, mas sim o design da interface que pede que você faça tal ação. Então cuidado ao pedir que os seus usuários “slide to unlock” qualquer coisa.

2. Gestos multi-touch para touchscreen ou para trackpad

São esses gestos mostrados no desenho acima, que parecem uma série de passos de dança complicados demais para serem feitos por dedos humanos. Basicamente, a Apple registrou direitos sobre vários gestos diferentes em telas multi-touch. Hoje eles podem não parecer fazer muito sentido – mas nunca se sabe o que o futuro guarda.
Letras do alfabeto
3. Desenhar letras do alfabeto com um único traço

Se você desenhar uma letra do alfabeto em um único traço, sem tirar o dedo da tela, você pode estar infringindo uma patente detida pela Xerox? Quando a Palm lançou o Palm Pilot há uma década e permitiu que os usuários desenhassem letras do alfabeto usando a caneta que vinha junto com o dispositivo, a Xerox abriu um processo gigante contra a Palm. Segundo a empresa, os gestos eram muito parecidos com aqueles patenteados pela Xerox anos atrás. Hoje em dia a Palm possui uma patente para letras do alfabeto que usam múltiplos traços.
Gestos da Samsung
4. Fazer gestos com a mão para mover ícones no seu telefone

A Samsung sorrateiramente patenteou gestos que permitem que você mova ícones em seu smartphone. Em algum momento, eles provavelmente abrirão um processo contra algum aplicativo que use os mesmos gestos criados pela Samsung na hora de mover aplicativos na interface.
Kinect
5. Gestos personalizados que você usa para operar seu Kinect

A Microsoft possui uma patente para o que ela chama de “gesture profiles”, que são as opções customizadas que os usuários podem criar para transformar seus gestos favoritos em comandos do Kinect. Ou seja: se você inventar um gesto personalizado para controlar seu Kinect, a Microsoft automaticamente ganha os direitos sobre o seu gesto. E eles podem impedir outras empresas de criar gestos similares para outros produtos.
6. Sacodir a caneta em direção a algo

Estranhamente, a Microsoft possui uma patente sobre “um sistema e método de determinar quando um gesto ‘flick’ ocorreu”. Mais especificamente, a Microsoft possui direitos sobre o gesto de sacodir um dispositivo enquanto aponta para uma tela, e então exibir uma animação na tela como resultado. Por exemplo: quando você sacode uma caneta sobre um tablet e isso faz com que uma seta ou janela se mova pela tela. Estranhíssimo…
Sacodir o telefone
7. Sacodir o celular

A Intellectual Ventures possui direitos sobre o ato de sacodir o telefone celular para que o dispositivo reinicie. Se alguma empresa usar isso em algum sistema operacional para celulares, provavelmente a Intellectual Ventures abrirá um processo contra ela.
8. Mover objetos 3D em um ambiente virtual

Sabe quando em um filme de ficção científica alguém diz “veja aqui a molécula” e um holograma da molécula aparece, sendo movimentado pela pessoa para mostrar o que aquela molécula faz? Bom, tomara que o filme tenha pago os direitos para a empresa detentora dessa patente. A Lucente possui os direitos sobre o gesto de manipular objetos 3D em ambientes virtuais.
Gestos com as duas mãos
9. Movimentos com as duas mãos

Uma empresa chamada GestureTek possui várias patentes de gestos, mas uma delas diz respeito especificamente a gestos com as duas mãos. Se você quer construir um dispositivo que reconheça movimentos desse tipo (chamados de “bimanual movements” na patente), você terá que pagar os direitos de uso à GestureTek cada vez que fizer o gesto.
swype
10. Escrever em um celular sem tirar o dedo do teclado

Você já deve ter ouvido falar do Swype, tecnologia que permite que você digite em um teclado virtual sem tirar o dedo da tela entre uma letra e outra. Pois então. Eles já registraram a patente sobre o “sistema e método de digitar textos com um traço contínuo sobre o teclado” – então é bom você continuar apertando tecla por tecla na hora de digitar em um teclado virtual.
#medo

TwitThis
Share |

0 comentários:

;

Pesquisa na WEB

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também